FAQ

GEOMET® é um produto usado para revestimento de metais, e é composto basicamente por flocos de zinco e alumínio que são aplicados sobre um metal base. A aplicação envolve um processo de cura, que é feito em estufa a 320 graus Celsius, e é importante para a formação do filme metálico sobre a peça. GEOMET® é um produto à base de água, e sobre o base coat pode ser aplicado o top coat, com acréscimo de proteção contra corrosão e controle de coeficiente de atrito.

Magni é um produto com base solvente, e é composto de zinco nos produtos base coat e alumínio nos produtos top coat.  O processo de aplicação é feito sobre a peça limpa e posteriormente é feita a cura em estufa, em temperaturas entre 215 e 240 graus Celsius. São muitas opções de Magni disponíveis, inclusive algumas versões com base água, e por isso é importante contatar a empresa. A equipe de desenvolvimento poderá identificar qual o melhor a ser aplicado conforme a especificação do cliente. Magni é um produto aprovado e homologado em muitas empresas nacional e internacionalmente.

DACROMET® foi o produto originalmente desenvolvido, porem este continha Cromo hexavalente. Esse tipo de cromo foi proibido em muitos países, e seu uso vem sendo pouco a pouco descontinuado no Brasil, por isso o GEOMET® foi desenvolvido em substituição ao DACROMET®.

GEOMET®: É um produto visualmente equivalente, com mesmas características de proteção, mas sem a presença de Cromo hexavalente.

A proteção anticorrosiva é feita por camadas aplicadas. Grau A faz referência à menor camada aplicada, entre 5 e 8 microns, que garante uma resistência de 480h no teste de Salt Spray. A camada aplicada para atingir o grau B é maior, entre 8 e 12 microns, e garante uma resistência de 720 a 1000 h em Salt Spray.

O teste de Salt spray (Nevoa Salina) ou resistência ao Salt spray é uma análise feita para mensurar o grau de resistência a corrosão do metal e a qualidade do tratamento aplicado. Este teste é feito após a aplicação do tratamento superficial na peça, onde a peça revestida é colocada em uma câmara que simula a atmosfera de um ambiente bem propicio a corrosão do metal.

O teste é feito de acordo com o tempo (em horas), solicitado pelo cliente, quanto mais a peça resistir ao teste, maior será sua durabilidade. Após o termino do teste é feito uma análise para comprovar a qualidade do tratamento aplicado.

O GEOMET® 500 é um produto com a formulação base, mas que contém lubrificante incorporado. Quando aplicado deixa a peça com coeficiente de atrito controlado e menor do que o GEOMET® 321/720. A aparência de ambos os produtos é a mesma visualmente.

Os top coats são aplicados depois do base coat. Na linha GEOMET® são chamados Plus, e existem diferentes tipos dependendo da especificação de coeficiente de atrito ou cor. Na linha do Magni são especificados por códigos.

Tratamento Organometálico é um tratamento superficial composto de lamelas zinco e alumínio, que com uma baixa camada de micra, garante à peça revestida, alta resistência à corrosão sem causar a fragilização por hidrogênio e sem interferências nas roscas. Muito utilizado na indústria automotiva por suas características, este tipo de tratamento vem se expandindo para demais setores da indústria, como construção civil, sistemas de energia eólica, indústria moveleira, elétrica eletrônica, agrícola e indústrias no geral.

Seu processo não requer utilização de ácidos, a limpeza é feita por processo mecânico e químico, não sendo necessária a utilização de decapagem acida, pois o ácido é o principal elemento causador da fragilização por hidrogênio.

O coeficiente de atrito é um valor que indica o quanto deslizante a peça é, quanto menor for este valor, menos atrito terá a peça e mais fácil será a sua aplicação. Portanto o coeficiente de atrito, servirá como agente deslizante, quando necessário, geralmente utilizado em fixadores, facilitando assim o encaixe entre as partes.

TEM MAIS ALGUMA DÚVIDA?

Entre em contato conosco.
fale conosco